Professor do DEEST apresenta website do pacote Sequential (convênio com Harvard Medical School)

 

 

Entrevista do Prof. Ivair:

https://www.youtube.com/watch?v=3Dq5smjQWy4&t=7s

 

O Prof. Dr. Ivair Silva explica que o website do pacote Sequential (https://www.sequentialanalysis.org/), que ele é o mantenedor, é o principal produto do convênio entre a sua pesquisa na UFOP e o grupo de colegas pesquisadores da Harvard Medical School.

O website visa, exclusivamente, servir como ferramenta gratuita para que governos e órgãos de pesquisa, ao redor do planeta, possam realizar análise sequencial sem que para isso os usuários precisem aprender muito sobre a teoria estatística da área, ou aprender linguagem R para usar o pacote Sequential.

Esse projeto é inteiramente patrocinado via grant do National Institutes of Health (NIH) USA. Como parte do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, o NIH é a maior agência de pesquisa biomédica do mundo (https://www.nih.gov/about-nih).

O coordenador do projeto é o professor Martin Kulldorff, um dos maiores especialistas em estatística espacial do planeta. Minha participação se dá pela resolução CEPE 4600, através de termo de cooperação científica firmado entre a UFOP e o Brigham and Women’s Hospital, Inc - Harvard Medical School.

Minha função no projeto é desenvolver a teoria de inferência estatística que será usada no pacote, e construir/manter todas as funções que compõem o pacote Sequential. Além disso, é minha função escrever artigos científicos que fundamentem a teoria desenvolvida para uso no pacote Sequential.